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SATISFAÇÃO DE RESIDENTES COM SEU LUGAR: DEFINIÇÃO E PROPOSTA DE UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO DE MÚLTIPLOS ITENS
 
     SATISFAÇÃO DE RESIDENTES COM SEU LUGAR: DEFINIÇÃO E PROPOSTA DE UMA ESCALA DE MENSURAÇÃO DE MÚLTIPLOS ITENS
     
     


Autor(es):
de Medeiros, Fabiana Gama
da Costa, Francisco José


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 1 (2016): Janeiro-Abril; 83-105

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo analisa o construto ‘satisfação dos residentes com o lugar’, com a finalidade específica de propor uma escala para sua mensuração. O pressuposto foi de que a atratividade de um lugar é evidenciada, em grande parte, pela satisfação que seus residentes têm, de modo que se faz necessário monitorar e empreender esforços para elevar o nível de satisfação deste grupo de stakeholders. A partir de uma revisão da literatura da área, definiu-se o construto e avaliaram-se os principais indicadores de satisfação. Em seguida, foi empreendido um esforço de construção de uma métrica, seguindo os passos convencionais de construção de escalas para construtos com mensuração refletiva. Para validação empírica, foram coletados dados das cidades do estado da Paraíba, Brasil: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, e algumas outras pequenas cidades circunvizinhas. Inicialmente foi feita uma primeira atividade de amostragem com a finalidade de limpeza da escala, e a segunda amostragem foi realizada no sentido de validar a escala. A escala final proposta é unidimensional de quatro itens e pode ser utilizada não apenas para cidades, como também para bairros e/ou regiões. A proposição dessa escala tem direta implicação prática na atuação dos gestores de lugares no sentido de oferecer um instrumento de mensuração da satisfação de seus residentes. Academicamente, preenche uma lacuna na literatura da área em termos de métrica na área de satisfação de lugares. Palavras-chave: Residentes. Satisfação. Mensuração.