Publicações de Turismo
Nova busca:        


O TURISMO RELIGIOSO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING: UM ESTUDO DO SANTUÁRIO DE SANTA PAULINA EM NOVA TRENTO - SC
 
     O TURISMO RELIGIOSO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING: UM ESTUDO DO SANTUÁRIO DE SANTA PAULINA EM NOVA TRENTO - SC
     
     


Autor(es):
Ardigó, Carlos Marcelo
Caetano, Leticia
Damo, Lílian Paula


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 2 (2016): Maio-Agosto; 353-377

Palavras-chave:
Processo de comunicação. Comunicação de Marketing. Turismo religioso.


Resumo: A comunicação de marketing desempenha um papel crucial no que infere a formação da imagem que os turistas e os potenciais turistas apresentam de um determinado destino. Para tal, este estudo se propôs a analisar o processo de comunicação de marketing junto aos visitantes do Santuário Santa Paulina, localizado na cidade de Nova Trento/SC. A pesquisa realizada descreveu o perfil do anunciante e o público-alvo, identificou os meios e as mensagens transmitidas e avaliou os impactos provocados pela comunicação do turismo religioso em relação ao receptor. De cunho exploratório descritivo com abordagem quali-quantitativa, fez uso do procedimento triplo, incluindo a entrevista em profundidade, a observação e o método survey. No caso deste último procedimento, utilizou-se uma amostra não probabilística formada por 162 observações. Os resultados apontaram que existe uma lacuna em nível moderado entre como a comunicação é emitida e recebida e, caso seja adaptada, ela pode se tornar mais precisa, evidente, fortalecida e unificada.