Publicações de Turismo
Nova busca:        


A COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS E A EXPECTATIVA DOS TURISTAS
 
     A COMUNICAÇÃO NOS DESTINOS TURÍSTICOS E A EXPECTATIVA DOS TURISTAS
     
     


Autor(es):
Anjos, Sara Joana Gadotti dos
Zucco, Fabricia Durieux
Mota, Keila Cristina Nicolau
Fontana, Rosislene de Fatima


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 2 (2016): Maio-Agosto; 405-418

Palavras-chave:
Comunicação; Fontes de informações; Expectativa; Destinos.


Resumo: A expectativa do turista é alimentada pelas diferentes fontes de informação acerca de um destino turístico. Estas fontes de informações são percebidas de forma distinta pelos turistas. O objetivo desta pesquisa foi analisar os meios de comunicação que estimulam a expectativa dos turistas. O método estatístico utilizado nesta investigação foi o de regressões lineares múltiplas. Foram aplicados questionários com 1719 turistas nos destinos Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Balneário Camboriú (SC) no Brasil. A pesquisa identificou uma diferença entre a quantidade de fontes de informações utilizadas pelos turistas nos três destinos investigados. Outro resultado a ressaltar é que as fontes de informação explicam, em parte, a formação da expectativa, de forma distinta em cada destino. Pode-se afirmar que as expectativas são mais fortemente geradas pelas fontes de informação off-line, possivelmente por serem mais confiáveis.