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A segmentação do enoturista: o caso português
 
     A segmentação do enoturista: o caso português
     SEGMENTATION OF WINE TOURISTS: THE CASE OF PORTUGAL
     


Autor(es):
Lameiras, Edgar Teles Marques Salgado
Mendes, Julio da Costa
Pinto, Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos
Silva, João Albino Matos da


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 3 (2016): Setembro-Dezembro; 471-497

Palavras-chave:
Enoturista; motivações; segmentação.


Resumo: O enoturismo adquire importância crescente para as regiões vitivinícolas, como setor que potencia o crescimento económico e o emprego. Contudo, o enoturismo permanece pouco desenvolvido e uma das causas apontadas consiste na falta de investigação sobre o visitante que se desloca às empresas produtoras de vinho. O presente trabalho tem como principais objetivos a determinação do perfil demográfico e psicográfico dos visitantes que se deslocam às quintas, adegas e caves e a segmentação dos enoturistas em Portugal. Para alcançar os objetivos indicados, aplicou-se um questionário aos turistas que se deslocavam às quintas, adegas e caves, das 12 rotas de vinho existentes em Portugal. Os dados foram sujeitos a testes paramétricos e a técnicas estatísticas multivariadas, de modo a obterem-se diferentes clusters. Obtiveram-se quatro segmentos de enoturistas, que foram designados por: o turista apaixonado pelo vinho, o turista com curiosidade pelo vinho, o turista interessado pelo vinho e o turista indiferente. As conclusões indicam que o aumento do conhecimento sobre enoturistas e suas motivações para visitarem uma região permite melhorar a satisfação e a interação com eles, apoiando estratégias de marketing, de modo a reforçar a sua motivação e o apelo das empresas vinícolas.