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A qualidade dos serviços na hotelaria: um estudo com base nas online Travel Reviews (OTRS)
 
     A qualidade dos serviços na hotelaria: um estudo com base nas online Travel Reviews (OTRS)
     THE QUALITY OF HOTEL SERVICES: A STUDY BASED ON ONLINE TRAVEL REVIEWS (OTRS)
     


Autor(es):
Limberger, Pablo Flôres
Meira, Jéssica Vieira de Souza
Añaña, Edar da Silva
Sohn, Ana Paula Lisboa


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 18 n. 3 (2016): Setembro-Dezembro; 690-714

Palavras-chave:
Qualidade dos Serviços; Hotelaria; Online Travel Reviews; Booking.com.


Resumo: A análise da qualidade dos serviços vem sendo objeto de estudo de diversas investigações no âmbito da hotelaria. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade dos serviços prestados pelos hotéis de Florianópolis (SC), através dos critérios de avaliação da empresa Booking.com. O estudo caracteriza-se por ser descritivo, com abordagem quantitativa, realizado através da coleta de Online Travel Reviews (OTRs) postadas no site www.booking.com, relacionadas à 37.875 avaliações de turistas, de 103 hotéis localizados em Florianópolis (SC). Os critérios avaliados foram funcionários, conforto, limpeza, custo-benefício, localização, comodidades e Wi-Fi gratuito. Utilizou-se de alguns testes estatísticos para atingir o objetivo proposto, tais como análise descritiva, análise discriminante, análise de regressão e análise de cluster. Os resultados alcançados demonstram que os critérios relacionados ao conforto e às comodidades influenciam na avaliação dos demais critérios, bem como na avaliação da satisfação geral realizada pelos turistas.