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ROTAS TURÍSTICAS EM REGIÕES VINÍCOLAS: ENOTURISMO NA CAMPANHA DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
 
     ROTAS TURÍSTICAS EM REGIÕES VINÍCOLAS: ENOTURISMO NA CAMPANHA DO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL
     TOURISTIC ROUTES IN WINERIES REGIONS: ENOTOURISM IN CAMPANHA REGION – RIO GRANDE DO SUL – BRAZIL
     


Autor(es):
Barbosa, Fabrício Silva
Lacerda, Daniel Pacheco
Viegas, Cláudia Viviane
Santos, Alessandra Santos dos


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 1 (2017): Janeiro-Abril; 31-51

Palavras-chave:
Serviços. Enoturismo. Competitividade.


Resumo: O Enoturismo emergiu como um rentável setor agroindustrial, responsável por fomentar o desenvolvimento regional especialmente econômico de regiões produtoras de vinho. Em virtude do crescimento e desenvolvimento desta atividade, novos destinos turísticos estão surgindo e, com isso, novos meios econômicos emergem para atrair apreciadores, consumidores ou não de vinhos, fazendo com que o patrimônio cultural vinícola seja resgatado e mantido. Muitas das pesquisas realizadas acerca do enoturismo sugerem os benefícios desta atividade para a indústria do vinho, assim como para as localidades rurais envolvidas. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Enoturismo como atividade econômica, e o quanto este contribui para o desenvolvimento de vinícolas localizadas na Região da Campanha do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Para a realização dessa investigação optou-se pela elaboração de pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como método a estruturação de um estudo de caso descritivo, com análise de conteúdo a partir de entrevista estruturada. Os resultados apontam o Enoturismo em curva crescente em todas as empresas estudadas, atuando como ferramenta de competitividade de vinícolas locais, contribuindo para o fortalecimento da marca e comercialização de seus produtos.