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USER-GENERATED CONTENT EM SERVIÇOS: UMA ANAÌLISE DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS (GRU)
 
     USER-GENERATED CONTENT EM SERVIÇOS: UMA ANAÌLISE DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS (GRU)
     USER-GENERATED CONTENT IN SERVICES: AN ANALYSIS OF THE INTERNATIONAL AIRPORT OF GUARULHOS (GRU)
     


Autor(es):
Guido, Ana Lúcia Borella
João, Belmiro do Nascimento


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 1 (2017): Janeiro-Abril; 128-153

Palavras-chave:
User-Generated Content (UGC). Serviços. Análise de conteúdo.


Resumo: A principal inovação no setor aeroportuário brasileiro e´ a gestão da qualidade de serviços, após a privatização do setor. O objetivo desta pesquisa e´ analisar comentários (em língua inglesa) de usuários que avaliaram os serviços no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) colhidos entre 07/11/2011 e 18/05/2014. Sua importância está em usar a linguagem como análise na perspectiva dos usuários (service encounter). Para isso utiliza-se a análise de conteúdo ale´m de regressão. Esta pesquisa, avaliará o poder da palavra para analisar a satisfação do cliente em relação ao serviço prestado, referente a três categorias: tempo de espera nas filas (queuing), instalações (facilities) e limpeza no ambiente (cleanline). Em complementação, os usuários podem recomendar, ou não, o aeroporto para outros viajantes. Resultados apontam que nos comentários positivos, a situação do aeroporto e´ aceitável, pore´m seguida de críticas. As variáveis de maior relevância são: instalações e tempo de espera nas filas. O que há de novo nesta análise e´ a dinâmica criada pela utilização de ferramentas de tecnologia da informação e a geração de conteúdo que pode ser utilizado para a co-criação, melhoria de qualidade ou redução de falhas em serviços.