Publicações de Turismo
Nova busca:        


CHAMEM O CHEF! O PRINCIPAL RECURSO ESTRATÉGICO DOS RESTAURANTES GASTRONÔMICOS: ESTUDO DE MULTICASOS NA AMÉRICA LATINA
 
     CHAMEM O CHEF! O PRINCIPAL RECURSO ESTRATÉGICO DOS RESTAURANTES GASTRONÔMICOS: ESTUDO DE MULTICASOS NA AMÉRICA LATINA
     CALL THE CHEF! THE PRINCIPAL STRATEGIC RESOURCE OF GASTRO RESTAURANTS: MULTI CASE-STUDY IN LATIN AMERICA
     


Autor(es):
Santos Salazar, Viviane
Araújo de Moraes, Walter Fernando
Vasconcelos Pereira, Yákara


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 398-422

Palavras-chave:
Recurso. Chef de cozinha. Restaurante.


Resumo: O objetivo deste trabalho é o de analisar como o recurso humano chef de cozinha pode gerar vantagem competitiva sustentável para restaurantes gastronômicos na América Latina. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa baseada em múltiplos estudos de casos. As técnicas usadas para coletar os dados foram: entrevistas semiestruturadas realizadas com os chefs de cozinha e análise documental de cardápios, matérias e livros. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas t.i. Os resultados indicaram que o chef de cozinha é fundamental para qualquer restaurante que almeje ser listado em algum guia gastronômico reconhecido. Este recurso humano foi identificado como primordial para a concepção e consecução das estratégias dos restaurantes e por meio da combinação e da complementariedade de recursos estratégicos, quais sejam: cultura organizacional, recursos financeiros, inovação e criatividade, recursos humanos, recursos físicos (equipamentos e utensílios), reputação e redes de relacionamento. A partir dos resultados, identificou-se que os chefs criaram uma identidade distinta para suas empresas, diferenciando-os da concorrência e gerando vantagem competitiva sustentável.