Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 375-397
Palavras-chave:
Turismo; Patrimônio histórico e cultural/UNESCO; Barcelona.
Resumo: Turismo é uma atividade econômica, relacionada ao capitalismo, caracterizada pela mercantilização de produtos e serviços. Assim, o patrimônio histórico e cultural passa a ser considerado um produto, atrativo de demandas, resultante de diferentes estratégias criadas pela atividade turística. Percebe-se que há uma estreita correlação entre o desenvolvimento do turismo de alguns dos países que mais recebem turistas e os seus patrimônios, a exemplo do que ocorre na Espanha, um dos mais visitados. Dentre as cidades mais visitadas, consagra-se Barcelona – CAT/ES, possuidora de nove patrimônios históricos e culturais reconhecidos pela UNESCO, dentre eles, sete representantes do legado do arquiteto Gaudí. Este trabalho tem como objetivo analisar resultados preliminares acerca da importância desse patrimônio histórico e cultural reconhecido pela UNESCO, em vista de sua utilização como atrativo turístico. A metodologia da pesquisa se pautou no estudo de caso, devido aos procedimentos de coleta de dados e informações, provenientes de fontes secundárias e primárias, quantitativas e qualitativas. Dentre os resultados obtidos, aponta-se a necessidade de avanços nos processos de controle da demanda, principalmente nos legados de Gaudí, contratação de profissionais ligados ao turismo, ou à história, utilizando o referido patrimônio com ética, valorizando seus significados.