Publicações de Turismo
Nova busca:        


DIFICULDADES E DESAFIOS NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE TURISMO: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
 
     DIFICULDADES E DESAFIOS NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE TURISMO: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
     DIFFICULTIES AND CHALLENGES IN THE IMPLEMENTATION OF ACTIVE METHODOLOGIES IN TOURISM EDUCATION: A STUDY IN A HIGHER EDUCATION INSTITUTION
     


Autor(es):
Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
Araújo, Maria Valéria Pereira de
Brito, Max Leandro de Araújo
Fonseca, Géssica Fabiely


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 566-588

Palavras-chave:
Turismo. Formação superior. Metodologia ativa. Aprendizagem.


Resumo: A discussão sobre o ensino de turismo em nível de graduação ainda é emergente no Brasil, principalmente quando enfoca a aplicação de metodologias ativas. Uma metodologia ativa de ensino aprendizagem compreende uma concepção educacional que estimula a aprendizagem em processos de desafios construtivos, que se torna como uma aprender-ação, pois, quanto mais se aprende o que está mais próximo da vida, melhor se torna e isto acaba sendo o ponto de partida para o avanço em processos, desenvolvimentos, inovação e tecnologia, assim criando uma reelaboração de novas práticas. Desse modo, o presente estudo tem por objetivo discutir sobre as dificuldades e os desafios da aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo em instituição de ensino superior. A metodologia utilizada é qualitativa, compreendendo um estudo de caso de natureza exploratória junto a docentes do curso de graduação em turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados do estudo revelam que existem dificuldade de implementar metodologias ativas no dia a dia. Por fim, o estudo conclui que as dificuldades e os desafios que mais se destacaram na percepção docente dizem respeito a motivar o aluno e a fazer com que ele perceba a contribuição proporcionada pela teoria apresentada em sala de aula na formação profissional.