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A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E A DINÂMICA EVOLUTIVA DA HOTELARIA CURITIBANA: ESTUDO EM ‘GUIAS QUATRO RODAS’ DE 1966 A 2014
 
     A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E A DINÂMICA EVOLUTIVA DA HOTELARIA CURITIBANA: ESTUDO EM ‘GUIAS QUATRO RODAS’ DE 1966 A 2014
     PRODUCTION OF SPACE AND THE EVOLUTIONARY DYNAMICS OF THE HOSPITALITY INDUSTRY OF CURITIBA: A STUDY IN ‘GUIAS QUATRO RODAS’ FROM 1966 TO 2014
     


Autor(es):
Guizi, Alan
Gândara, José Manoel


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 19 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 632-657

Palavras-chave:
Produção do espaço. Geografia econômica evolutiva. Inovação. Hotelaria. Curitiba.


Resumo: A localização é considerada um dos fatores para instalação de empresas ligadas à atividade turística, visto que exerce influências competitivas, como aspectos de acessibilidade, facilidades, promoção turística da cidade, entre outros fatores interligados à atividade turística. Portanto, propõe-se como problemática de pesquisa a questão, “existem relações entre contextos e eventos históricos vivenciados pela cidade de Curitiba e a dinâmica evolutiva de sua hotelaria entre 1966 e 2014?”. Estabelece-se como objetivo geral: “identificar se existem relações entre contextos e eventos históricos vivenciados pela cidade de Curitiba, com a dinâmica evolutiva de seu setor hoteleiro no período de 1966 a 2014”. Para tanto, esta pesquisa quantitativa de caraterística analítica adotou como método as pesquisas de palavras-chave escolhidas em artigos, teses, livros e documentos on-line para a formulação das seções teóricas de estudo, que embasaram a análise dos dados da hotelaria curitibana obtidos por meio de Castro Ramos (2010) e atualizadas por meio do Guia Quatro Rodas Brasil 2014, cuja análise buscou compreender a dinâmica evolutiva da hotelaria da cidade de Curitiba, com especial atenção a 3 acontecimentos históricos transcorridos na cidade e suas possíveis influências aos hotéis. Ao final, observou-se que os números da hotelaria local apresentaram sinais de influências em face dos acontecimentos históricos, resultando-se na distribuição espacial de hotéis por Curitiba, a chegada de redes hoteleiras a Curitiba, a geração de conhecimento e inovação ante estratégias adotadas por stakeholders em busca de melhores resultados nos contextos estudados, observando-se o fenômeno de Path Plasticity.