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Análise do composto de marketing em empresas de turismo: um estudo bibliométrico
 
     Análise do composto de marketing em empresas de turismo: um estudo bibliométrico
     
     


Autor(es):
Miranda Júnior, Newton da Silva
Sousa, Pedro Henrique Rodrigues de
Demo, Gisela


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 324-343

Palavras-chave:
Marketing Turístico; Pequenas e Médias Empresas; Bibliometria.


Resumo: Essa pesquisa bibliométrica analisou a produção acadêmica acerca do composto de marketing em empresas atuantes no turismo, no período de 2012 a 2017. O objetivo do artigo foi identificar tendências nos aspectos metodológicos, nas variáveis do composto de marketing e nos segmentos do trade turístico. A quantidade de estudos analisada foi igual a 40 artigos, dos quais 23 foram encontrados em periódicos internacionais e 17 em nacionais. Quanto à análise dos dados coletados, empregou-se estatística descritiva e multivariada por meio de análise categórica de correspondência. Conforme os resultados encontrados, constatou-se que os estudos internacionais recorrem a procedimentos e técnicas quantitativas de investigação, ao passo que os estudos nacionais recorrem aos qualitativos. Também foi notado que, a partir de 2015, houve diminuição na quantidade de estudos publicados referentes ao composto de marketing entre as pequenas e médias empresas atuantes no turismo. A comunicação foi a variável mais recorrente e o preço foi a menos frequente. Com bases na análise categórica de correspondência, a hotelaria foi associada às questões de empreendedorismo e de marketing digital; os setores de alimentação e as agências de turismo às estratégicas de marketing; o setor de recreação e diversão ao marketing de relacionamento; e os demais setores à inovação e à vantagem competitiva.