Publicações de Turismo
Nova busca:        


Foco nos negócios x foco nos indivíduos: razões para implementar práticas de responsabilidade empresarial no turismo brasileiro
 
     Foco nos negócios x foco nos indivíduos: razões para implementar práticas de responsabilidade empresarial no turismo brasileiro
     
     


Autor(es):
Costa, Helena Araújo
Font, Xavier
Garay, Lluís
Jones, Steve


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 20 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 474-489

Palavras-chave:


Resumo: O objetivo do estudo foi identificar o comportamento responsável de empresas de turismo no Brasil e seus motivos para implementar tais ações. A pesquisa obteve 1.350 respostas de empresas de turismo pertencentes a diversos segmentos, tais como alojamento, viagens, alimentação e transporte turístico. A metodologia foi composta por coleta de dados quantitativa via internet, seguida de interpretação baseada em estatística descritiva e análise de clusters. Os resultados indicaram que, entre as empresas de turismo do Brasil, as medidas ambientais são as mais frequentemente implementadas, com destaque para aquelas voltadas para a economia de energia ou água. A análise evidenciou dois grupos distintos, respaldados pelo referencial teórico, quando se trata das razões para implementar as práticas responsáveis: um com foco nos negócios e outro com foco nos indivíduos. Enquanto o primeiro apresenta razões inerentes ao negócio, tais como redução de custos e ampliação da competitividade; o outro grupo tem motivos ligados ao modo de vida e aos valores do indivíduo. O grupo, que tem motivações centradas no indivíduo, revelou-se maior e com mais implementações das medidas investigadas nos três pilares da sustentabilidade. Por fim, não houve constatação de diferenças no desempenho financeiro entre empresas dos dois grupos.