Publicações de Turismo
Nova busca:        


Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
 
     Motivações de pequenos ecoempreendedores para criarem negócios sustentáveis no setor de turismo - um estudo multicaso na região metropolitana de Curitiba
     
     


Autor(es):
Kaniak, Vivien
Teixeira, Rivanda Meira


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 99-120

Palavras-chave:
Ecoempreendedorismo; Turismo na natureza; Motivação de empreendedores


Resumo: Os pequenos ecoempreendedores representam uma relevante parte dos empresários que atuam no setor de turismo na natureza, no espaço rural e com ecoturismo, gerando desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, atuando na preservação do meio ambiente. Embora os estudos sobre o empreendedorismo sustentável tenham crescido nos últimos anos, constata-se que ainda são poucos os que enfocam as motivações dos ecoempreendedores que atuam nestes setores do turismo. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as motivações de ecoempreendedores com base nas tipologias de Walley & Taylor (2002). A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória e a estratégia de pesquisa foi a de estudos de multicasos. Participaram do estudo cinco ecoempreendedores da região metropolitana de Curitiba-PR e o principal instrumento de coleta de evidências foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que os entrevistados possuem um forte direcionamento para a sustentabilidade, cujos valores verdes estão presentes nos seus negócios e que também direcionam as suas práticas. Além desses valores, esses ecoempreendedores iniciaram ou mantêm o negócio como forma de assegurar seu estilo de vida que envolve, entre outras coisas, uma alimentação natural, o desejo de viver longe da cidade grande e a preservação do meio ambiente.