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Avaliação da qualidade em serviços na indústria hoteleira por meio da aplicação da teoria de resposta ao item
 
     Avaliação da qualidade em serviços na indústria hoteleira por meio da aplicação da teoria de resposta ao item
     
     


Autor(es):
Bridi, Eduardo
Paladini, Edson Pacheco
Andersson, Roy
Wehrle, Alex Fabiano


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 2 (2019): Maio-Agosto; 173-194

Palavras-chave:
avaliação da qualidade em serviços; cliente misterioso; hotelaria; teoria da resposta a itens (TRI)


Resumo: Avaliar serviços é uma tática para manter e aprimorar a qualidade entregue, pois realimentará o processo decisório das organizações para que novas ações sejam implantadas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar um formulário, além de realizar uma simulação utilizando a técnica da Teoria de Resposta ao Item. Para avaliar a qualidade do serviço na hotelaria, o método de coleta utilizado foi a observação direta disfarçada e não agendada, onde 191 hotéis foram avaliados por 8 pesquisadores treinados (cliente misterioso), utilizando um instrumento estruturado. A análise dos dados foi quantitativa e realizada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados mostram que o instrumento de avaliação de qualidade em serviços desenvolvido com excelente consistência interna e a convergência do algoritmo na aplicação da TRI sendo possível a calibração dos itens e, por consequência, seu uso. Esta investigação estrutura uma nova perspectiva para a Avaliação da Qualidade em Serviços, adequada para uma análise objetiva e mensurável da qualidade. O uso desta abordagem determina nova dimensão teórica e nova componente prática para a Avaliação da Qualidade de Serviço, fato que contribui para o gestor tomar suas decisões com maior segurança e melhorar os processos na prática.