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A mensuração de personalidade turística e sua aplicação na prática dos agentes de marketing turístico institucional e social no Brasil
 
     A mensuração de personalidade turística e sua aplicação na prática dos agentes de marketing turístico institucional e social no Brasil
     
     


Autor(es):
Schuster, Marcelo da Silva
Dias, Valéria da Veiga


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 21 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 352-372

Palavras-chave:
personalidade de destino; turismo; experiência; pré-compra; marca.


Resumo: Diante da potencialidade turística do Brasil a questão de pesquisa deste estudo é verificar quais traços de personalidade, existentes nas escalas de mensuração de personalidade turística, estão presentes na descrição de destinos turísticos brasileiros. Com isso, objetiva-se comparar o que foi estabelecido na literatura e a aplicação dos mesmos para comunicação com o consumidor de turismo no Brasil. Para isso foram estabelecidas três esferas de investigação: i) institucional; ii) comercial; e iii) social. A metodologia incluiu um levantamento a partir de bases de dados internacionais para elencar os instrumentos de mensuração existentes e os traços de personalidade utilizados. Na sequência foi realizada uma seleção de cidades a serem investigadas por meio do ranking da Trip Advisor em 2017. A análise dos dados pesquisados se deu por meio de análise de conteúdo e uso do software WebQda para organização e classificação dos dados. Os resultados apontam para a importância da personalidade de destino como uma ferramenta de divulgação/promoção dos destinos turísticos. Contudo, essa ainda é subutilizada no Brasil. Além disso, nota-se ambiguidades entre os traços encontrados e as dimensões das escalas de personalidade de destino internacionais. Apontando para a necessidade de novos estudos sobre o tema.