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Imigrantes ou consumidores de intercâmbio? As agências como possíveis facilitadores da imigração de brasileiros para Austrália
 
     Imigrantes ou consumidores de intercâmbio? As agências como possíveis facilitadores da imigração de brasileiros para Austrália
     
     


Autor(es):
Cruz, Eduardo Picanço
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
Paula, Fábio de Oliveira


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 2 (2020): Maio-Agosto; 297-317

Palavras-chave:
agências de intercâmbio; imigração brasileira ; intercâmbio de estudantes


Resumo: O objetivo do artigo é evidenciar o possível papel das agências de intercâmbio de estudantes como facilitadores de imigração. Visando entender o comportamento de consumo e os fatores que motivam os brasileiros a imigrar para Austrália, os pesquisadores realizaram uma survey com 608 consumidores, ligados a 10 grupos do Facebook, representando comunidades de brasileiros na Austrália. Por meio de um modelo de regressão logística, os pesquisadores escolheram a variável dependente do estudo para ser representada pelo imigrante permanente, sendo atribuído o valor 0 (zero) se os inquiridos não pretendessem viver na Austrália permanentemente ou 1 (um), no caso contrário. As variáveis independentes, representantes de fatores presentes no momento de sua chegada ao país, e que podem afetar a decisão de imigrar permanentemente, foram o gênero, a idade na chegada, a intenção futura de empreender, o visto de estudante e o nível educacional. Os resultados apontam para fatores estatisticamente significativos relacionados à imigração para a Austrália, com base nos perfis sociodemográficos dos respondentes. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com um agente de viagens e residentes brasileiros. Como implicações práticas, o artigo evidencia o comportamento de consumo, motivações para imigração e fatores que levam à contratação de agências de intercâmbio estudantil.