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O turismo no Centro Histórico de Florianópolis (SC): Um estudo realizado no Facebook sob a ótica dos 4 a’s do benchmarking
 
     O turismo no Centro Histórico de Florianópolis (SC): Um estudo realizado no Facebook sob a ótica dos 4 a’s do benchmarking
     
     


Autor(es):
Rossini, Diva de Mello
Oliveira, Josildete Pereira de
Krause, Rodolfo Wendhausen
Capella, Gabriela Santos


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 22 n. 3 (2020): Setembro-Dezembro; 597-612

Palavras-chave:
Vitrines de Marketing; Facebook; Centro Histórico de Florianópolis (SC); 4 A’s do Benchmarking.


Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam o centro histórico de Florianópolis (SC) como um atrativo turístico, no Facebook, utilizando como metodologia os 4 A’S (acessibilidade, atração, animação e ação) da matriz do Modelo Inglês de Benchmarking e como ferramenta para análise de dados o software Iramuteq. A hipótese formulada foi confirmada. As vitrines apresentam dados da matriz dos 4 A’s do Modelo Inglês de Benchmarking e as informações são divulgadas sob a forma de Roteiros Turísticos, os quais associam os atrativos turísticos culturais do Centro Histórico a outros atrativos turísticos culturais e naturais, como paisagens e praias. Importante salientar a relevância dada à divulgação do meio de transporte terrestre e dos períodos que ele é disponibilizado. Os resultados obtidos poderão contribuir com a elaboração/qualificação das vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam os centros históricos das cidades, com a criação de movimentos que resultem na criação de políticas públicas em prol da preservação/conservação do patrimônio cultural e com o desenvolvimento do turismo cultural, promovendo oportunidades para o crescimento da renda para as entidades públicas, privadas e para os residentes.