Publicações de Turismo
Nova busca:        


Recursos competitivos e desempenho na hotelaria do Distrito Federal: A perspectiva do consumidor
 
     Recursos competitivos e desempenho na hotelaria do Distrito Federal: A perspectiva do consumidor
     COMPETITIVE RESOURCES AND PERFORMANCE IN HOTELS OF DISTRITO FEDERAL: THE CONSUMERS’ PERSPECTIVE
     


Autor(es):
Vieira, Daniel Pires
Hoffmann, Valmir Emil
Silva Neto, Pedro Vicente da
Rangel, Gabriel de Lacerda


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 23 n. 1 (2021): Janeiro-Abril; 48-66

Palavras-chave:


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência dos recursos estratégicos das empresas hoteleiras sobre seu desempenho a partir da percepção dos consumidores. As empresas são heterogêneas enquanto conjuntos de recursos disponíveis, o que abre a possibilidade da busca pela vantagem competitiva de maneiras distintas. Esta pesquisa envolve dados secundários de estabelecimentos hoteleiros do Distrito Federal disponíveis no sítio www.booking.com.br. Os dados foram analisados a partir de regressões simples e múltipla. Os resultados das análises de regressão simples indicaram a influência significativa dos recursos Localização, Limpeza, Funcionários, Conforto, Comodidades e Custo-Benefício sobre o desempenho das empresas. Esses resultados corroboram a perspectiva de que esses recursos são valiosos para as empresas analisadas. Ao analisar os dados de forma conjunta, a partir da regressão múltipla, pode-se observar que somente o recurso Localização manteve a influência significativa sobre o desempenho. Esse resultado permite argumentar que a Localização é um recurso estratégico percebido pelos consumidores e capaz de gerar uma vantagem competitiva sustentável. A prevalência da Localização coloca em perspectiva o papel da qualidade dos serviços para a competitividade dos hotéis no contexto analisado.