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REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA ACADÊMICA DE TURISMO: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO FILIADOS À ANPTUR
 
     REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA ACADÊMICA DE TURISMO: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO FILIADOS À ANPTUR
     
     


Autor(es):
COELHO, MARIANA DE FREITAS
MAYER, VERÔNICA FEDER
ANDRADE-MATOS, MARIANA BUENO DE
ALVARES, DANIELA FANTONI


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 23 n. 3 (2021): set-dez; 595-615

Palavras-chave:


Resumo: Existem fatores que interferem na atuação docente relacionados a questões ligadas aos sexos, mas faltam estudos no contexto de Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTurs). O objetivo deste artigo é compreender como a inserção feminina de docentes de turismo acontece no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). A pesquisa é quantitativa, baseada em dados secundários e análises estatísticas utilizando o software SPSS. Os resultados apontam equilíbrio entre o número de docentes dos dois sexos atuando em programas de pós-graduação em turismo. Os cargos de coordenação e vice coordenação dos PPGTurs têm maioria masculina (60%), assim como em cargos de diretoria da Anptur (62%). Há diferenças na média de citação de mulheres, que é inferior à citação de homens em todos os índices existentes na plataforma Google Scholar. Sobre a autoria de trabalhos publicados em anais da Anptur entre 2005 e 2019, tem-se que há maioria de autoras do sexo feminino (60%). Sobre a premiação, há um número equilibrado de prêmios concedidos aos dois sexos. O estudo contribui ao apresentar um recorte sobre a atuação docente em programas de pós-graduação em turismo, colaborando para o entendimento da representatividade e influência feminina na área.