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Chocolates Bean to Bar e a COVID-19: uma análise dos impactos da pandemia na gestão de empresas de chocolates artesanais brasileiras
 
     Chocolates Bean to Bar e a COVID-19: uma análise dos impactos da pandemia na gestão de empresas de chocolates artesanais brasileiras
     Chocolates Bean to Bar and COVID-19: an analysis of the impacts of the pandemic on the management of Brazilian artisan chocolate companies
     Chocolates Bean to Bar y COVID-19: un análisis de los impactos de la pandemia en la gestión de las empresas de chocolate artesanal brasileñas


Autor(es):
Andrade-Matos, Mariana Bueno de
Monteiro Funo, Luciana Rosa
Pimentel, Thais Rabelo


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 24 n. 2 (2022): Mai-Ago; 391-412

Palavras-chave:
COVID19; Pandemia; Chocolate; Chocolates Bean to Bar; Gestão de negócios gastronômicos.


Resumo: A pandemia da COVID-19 impactou diversas esferas da sociedade e alterou dinâmicas na gestão das empresas. O presente estudo tem o objetivo de compreender de que modo a pandemia da COVID-19 afetou a gestão das empresas de chocolate artesanal no Brasil, especificamente as empresas de chocolates bean to bar – ou seja, feitos pelos mesmos produtores desde a amêndoa até a barra de chocolate. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre o mercado de chocolates artesanais no Brasil e as dificuldades enfrentadas por empresas a partir da crise mundial causada pela pandemia da COVID19, que baseou a pesquisa qualitativa. Foram feitas, então, entrevistas semiestruturadas com quatorze membros de quatro associações de chocolates artesanais no Brasil. Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de vídeos de Denzin (2004). A partir das análises, observou-se que as empresas foram impactadas de diferentes maneiras a partir das vivências dos proprietários, da localização de suas fábricas, dos recursos disponíveis e das iniciativas tomadas a partir do conhecimento da crise. A mais significativa mudança na gestão foi a necessidade de adaptação às redes sociais digitais, bem como a profissionalização da presença online e de e-commerce para viabilização da continuidade de operação.