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Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos: uma análise a partir da oferta
 
     Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos: uma análise a partir da oferta
     Enoturistic structure of Vale dos Vinhedos: an analysis from the offer
     Estructura del enoturismo en el Vale dos Vinhedos: un análisis a partir de la oferta


Autor(es):
da Silva, Marielen Aline Costa
Bruch, Kelly Lissandra
Bettencourt, Arthur Fernandes


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 24 n. 2 (2022): Mai-Ago; 270-294

Palavras-chave:
enoturismo; diversificação; turismo


Resumo: As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas.