Publicações de Turismo
Nova busca:        


Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise calcada em princípios da netnografia
 
     Como os turistas percebem os atributos de atrativos turísticos em Bonito (MS)? Uma análise calcada em princípios da netnografia
     
     


Autor(es):
Silva, Maurilio Barbosa de Oliveira da
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Santos, Jean Flávio da Silva
Arruda, Dyego de Oliveira


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 24 n. 1 (2022): Janeiro/Abril; 92-111

Palavras-chave:


Resumo: O turista baseia cada vez mais suas percepções e decisões sobre um destino turístico através de textos, mapas, imagens e vídeos produzidos principalmente por outros turistas e disponibilizados na internet. Essas informações compõem o electronic word-of-mouth (eWOM) e são o alvo do presente artigo, que tem como objetivo analisar os principais atributos valorizados por turistas que teceram comentários no site TripAdvisor acerca de atrativos turísticos visitados na cidade de Bonito/MS - um relevante destino turístico do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Para atingir tal propósito, conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com amostragem crítica e calcada em princípios da netnografia, além do uso do software Iramuteq para o processamento de dados. Verificou-se que os turistas valorizam atributos relacionados ao meio ambiente, corroborando a ênfase de Bonito/MS em atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura, sobretudo com o elemento água ocupando posição de destaque para atração de turistas. Ademais, investigou-se como a figura do ‘guia’, o ‘preço’ e as atividades de lazer praticadas na região impactaram na avaliação geral dos turistas.