Publicações de Turismo
Nova busca:        


HABILIDADES NA CAPTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS: A percepção dos consultores
 
     HABILIDADES NA CAPTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE PROJETOS TURÍSTICOS: A percepção dos consultores
     
     


Autor(es):
Novaes, Marlene Huebes
Pernanchini, Alan Ceratti


Periódico: Applied Tourism

Fonte: Applied Tourism; v. 1 n. 2 (2016); 5-30

Palavras-chave:


Resumo: O presente artigo busca elencar, através de uma pesquisa realizada com pro ssionais da área de consultoria, as habilidades utilizadas pelos mesmos durante as etapas de captação e negociação de projetos turísticos, comparando com as habilidades publicadas por autores especialistas da área. A metodologia aplicada foi pesquisa do tipo bibliográ ca, exploratória, quantitativa com análise multivariada de clusters. Através deste método formaram-se três grupos, compostos pelas respostas dos entrevistados, buscando através de uma distância denominada euclidiana a dissimilaridade desses grupos. Na análise dos clusters, foi possível perceber as diferenças e semelhanças geradas pelos grupos, como a maneira que os consultores da área classi cam o processo de desenvolvimento de suas habilidades, durante o processo de consultoria. Grande parte dos entrevistados destacou como a principal in uência para o desenvolvimento de novas habilidades as pesquisas, artigos, publicações sobre o comportamento do consumidor, mercados e tendências, leitura de livros relacionados à vendas, negociações e elaboração de projetos. O que permite inferir que o desenvolvimento de habilidades é essencial no decorrer da carreira de um consultor. Ressalta-se a necessidade dos consultores buscarem o desenvolvimento constante para agregar valor aos seus serviços.Palavras-chave: Turismo. Hotelaria. Consultoria. Habilidades.