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Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens
 
     Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens
     
     


Autor(es):
Machado, Denise Del Prá Netto
Dreher, Marialva Tomio
Gorni, Patrícia Monteiro


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. IV, No. 1 (2009)

Palavras-chave:


Resumo: A inovação em serviços surge como uma necessidade de competitividade e adequação às tendências de mercado. Diante disso, inserem-se as agências de viagens, empresas que comercializam produtos turísticos, que demandam cada vez mais qualidade e variedade, entre outros atributos determinados por consumidores cada vez mais exigentes. Para a melhor compreensão desse fenômeno, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou verificar qual a percepção de proprietários, gerentes e agentes de viagens sobre a inovação nas agências de viagens do município de Balneário Camboriú, SC. O método utilizado foi o levantamento exploratório de multicasos, com a aplicação de questionário para a coleta dados. Os resultados demonstram que existe uma boa compreensão dos questionados acerca do processo de inovação. Observou-se que a preocupação com a inovação é um desafio no cotidiano organizacional das agências de viagens estudadas, que buscam ofertar novos produtos e serviços para manter-se no mercado turístico, considerado competitivo.