Publicações de Turismo
Nova busca:        


A GASTRONOMIA E AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
 
     A GASTRONOMIA E AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO
     
     


Autor(es):
Bizinelli, Camila
Manosso, Franciele Cristina


Periódico: Applied Tourism

Fonte: Applied Tourism; v. 2 n. 3 (2017); 01-25

Palavras-chave:
Indicação Geográfica. Produto Local. Gastronomia. Marketing.


Resumo: Cidades, estados e até mesmo regiões vêm se destacando na comercialização e produção de seus produtos e serviços, sendo que a qualidade e a tradição destes estão sendo atribuídas a sua origem. Neste contexto, surgem as Indicações Geográficas (IG), concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. Tais são trabalhadas como um fator relevante para a proteção, bem como, para a diferenciação dos produtos ou serviços de uma determinada localidade. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as indicações geográficas estão sendo utilizadas para o fortalecimento da divulgação dos territórios, desde uma perspectiva gastronômica. Para tal, a metodologia de pesquisa baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como foco central os websites governamentais. Ao que se refere aos resultados da pesquisa, pode-se verificar que um número relevante de indicações geográficas não está sendo divulgado nos sites pertencentes aos municípios, estados e secretarias de turismo correspondentes; sendo assim, destaca-se que o número de sites próprios e presença nas redes sociais são mais significativos.