Publicações de Turismo
Nova busca:        


VISÃO BASEADA EM RECURSOS: Uma Análise da Vantagem Competitiva de Balneário Camboriú na Percepção dos Stakeholders
 
     VISÃO BASEADA EM RECURSOS: Uma Análise da Vantagem Competitiva de Balneário Camboriú na Percepção dos Stakeholders
     
     


Autor(es):
Lins, Amanda Vanderlinde
Flores, Luiz Carlos da Silva
Flores, Raquel Oliveira de Mattos da Silva


Periódico: Applied Tourism

Fonte: Applied Tourism; v. 3 n. 3 (2018); 65-81

Palavras-chave:
Destinos turísticos. Visão Baseada em Recursos. VBR. Vantagem competitiva.


Resumo: Tradicionalmente o destino turístico é uma unidade geográfica, uma localidade que envolve uma série de infraestrutura, atrações, serviços e atividades para proporcionar a maior satisfação do visitante. A competição entre destinos turísticos está mais acirrada, as cidades se preparam e investem em atividades, infraestrutura, atrações, e desenvolvem recursos para maior satisfação dos turistas que visitam. Diante deste cenário define-se o objetivo desta pesquisa: avaliar a vantagem competitiva de Balneário Camboriú com base na Visão Baseada em Recursos (VBR), na percepção dos stakeholders. Para isso foi adotado uma metodologia exploratória e bibliográfica. Na seção de revisão bibliográfica são apresentadas inicialmente as várias definições de destinos turísticos, competitividade e VBR. Como resultado identificou-se que Balneário Camboriú possui recursos considerados como vantagens competitivas que podem ser utilizadas para o sucesso sustentável do destino turístico.