Publicações de Turismo
Nova busca:        


A IMAGEM DA FESTA NACIONAL DO DOCE – FENADOCE EM PELOTAS (RS), BRASIL, PERANTE A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES
 
     A IMAGEM DA FESTA NACIONAL DO DOCE – FENADOCE EM PELOTAS (RS), BRASIL, PERANTE A PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES
     
     


Autor(es):
Berselli, Cristiane
Durieux Zucco, Fabrícia


Periódico: Applied Tourism

Fonte: Applied Tourism; v. 4 n. 1 (2019); 41-56

Palavras-chave:
Imagem; marca; festival.


Resumo: Eventos especiais como festivais são atividades que revitalizam as tradições locais, aumentam a qualidade de vida e a imagem da comunidade (Gursoy, Kim & Uysal, 2004). Destaca-se que a imagem é uma dimensão importante a ser analisada na percepção dos residentes diante de um festival. Este estudo é exploratório, descritivo e quantitativo e teve por objetivo analisar a percepção dos residentes sobre a imagem da Fenadoce, antes da realização do evento. Os resultados descritivos através de média aritmética são apresentados (n=111).  Os resultados descritivos são apresentados através da média aritmética. Como principal resultado, a percepção dos residentes, de maneira geral, foi positiva perante a imagem da Fenadoce. Receberam pontuações positivas os elementos relacionados a benefícios a comunidade, custos percebidos, qualidade de serviços e infraestrutura. Somente o estacionamento é fator crítico que merece atenção dos gestores. Identificou-se que os residentes frequentam o evento em família e casais. As conclusões apresentam, também, apontamentos acadêmicos e gerenciais sobre estes resultados.