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As dinâmicas da inovação tecnológica no setor hoteleiro em tempos de pandemia da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro
 
     As dinâmicas da inovação tecnológica no setor hoteleiro em tempos de pandemia da Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro
     The dynamics of technological innovation in the hotel sector in times of COVID-19 pandemic in the municipality of Rio de Janeiro
     La dinámica de la innovación tecnológica en el sector hotelero en tiempos de la pandemia del Covid-19 en la ciudad de Rio de Janeiro


Autor(es):
López, Mariana Pires Vidal
Silva, Marina Hastenreiter
Silva, Thamata Marini Grossi da


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 554-571

Palavras-chave:
Tecnologia; Administração hoteleira; Hotel; Sistema gerencial; Covid-19


Resumo: O turismo e a hotelaria têm enfrentado consequências adversas diante dos surtos de doenças infecciosas de grande escala. Embora parte do setor hoteleiro mundial já tenha se deparado com diversas crises, a Covid-19 acarretou a suspensão e falência de muitos desses empreendimentos. Contudo, também fomentou o surgimento de novos paradigmas na prestação de serviços na hotelaria. Nesse contexto, a inovação tecnológica ganha espaço, com o propósito de fornecer soluções à imposição do distanciamento físico, mantendo a segurança dos hóspedes. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as inovações tecnológicas adotadas pelas redes hoteleiras nacionais e internacionais localizadas na cidade do Rio de Janeiro em razão da pandemia da Covid-19. Para tal, esta pesquisa de caráter exploratório-descritivo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de revisão bibliográfica e pesquisa documental realizada por meio da coleta de dados primários de fonte documental nos sites das redes hoteleiras. Como resultados, identificou-se que as implementações referentes à inovação tecnológica nas redes hoteleiras são recorrentes e se restringiram a: uso de sistemas de check-in móvel; máquinas de check-in e check-out sem contato físico; sistemas de robô de limpeza; utilização de aplicativos e de QR Code. Ademais, observou-se que ainda não há implementação de automação robótica ou Inteligência Artificial nas redes hoteleiras pesquisadas. Por fim, espera-se que este estudo contribua com discussões sobre o referido tema no contexto nacional, ponderando as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia na hotelaria.