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Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos com base nas avaliações de viagens online
 
     Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos com base nas avaliações de viagens online
     Dimensions of customer experience in theme parks based on online travel reviews
     Dimensiones de la experiencia del cliente en los parques temáticos a partir de reseñas de viajes online


Autor(es):
Silva, Fabíola Fernandes
Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Marques Júnior, Sérgio


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 532-553

Palavras-chave:
Comportamento do consumidor de turismo; Hospitalidade no turismo; Conteúdo gerado pelo usuário; Gestão de empresas turísticas; Parque temático


Resumo: Este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Com caráter descritivo e exploratório, e abordagem mista qualitativa e quantitativa, por meio da análise de conteúdo, a investigação foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário dentro do site Tripadvisor.com. Em seguida, parte dos dados obtidos foram processados pelos softwares NVivo 12 Pro, para o teste de frequência de palavras, e Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] e NetDraw 2.172, para o método de análise em redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores como ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa na experiência do cliente de parques temáticos. Além disso, verificou-se que as variáveis atrações – brinquedos e shows – e estrutura do parque têm maior índice de centralidade, intimamente ligadas à obtenção da diversão e à construção da satisfação. As reflexões desse estudo podem auxiliar na recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da Covid-19.