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Consumption Experience: State of the Art Review and Agenda Proposition
 
     
     Consumption Experience: State of the Art Review and Agenda Proposition
     


Autor(es):
Scussel, Fernanda
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Demo, Gisela
Universidade de Brasília (UbB)
de Souza Odaguiri Enes, Yuri
Universidade de Brasília (UbB)
Radtke Caneppele, Nairana
Centro Universitário Unihorizontes


Periódico: Tourism & Management Studies

Fonte: Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies; Vol 18, No 2 (2022); 39-49

Palavras-chave:


Resumo: Combinamos revisão sistemática e análise bibliométrica, analisando 90 artigos sobre experiência de consumo publicados entre 2016 e 2020. Os resultados revelam uma crescente combinação de perspectivas do consumidor e organizacionais, motivadas pela tentativa de entender a experiência de consumo como um processo interacional que gera valor experiencial para ambas as partes . A experiência de consumo é composta por quatro trilhas de pesquisa: experiências de fuga, experiências online, experiência de serviço e gestão da experiência do cliente. A partir dessas categorias, traçamos uma agenda de pesquisa, revelando diferentes nuances a serem exploradas e melhor compreendidas. A principal contribuição deste artigo é a apresentação da estrutura intelectual da experiência de consumo, com base nas pesquisas anteriores e nas trilhas de trabalho atuais, o que nos permitiu propor uma agenda de pesquisa para orientar o desenvolvimento empírico e teórico desse corpo de conhecimento. Em síntese, pesquisas futuras devem abranger todos os pontos de contato onde o cliente interage com a empresa, marca, produto ou serviço, representando uma estratégia que resulte em uma troca de valor ganha-ganha entre empresas e consumidores.