Publicações de Turismo
Nova busca:        


A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO SETOR DE FOOD SERVICE: ANÁLISE DA LITERATURA E PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA
 
     A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO SETOR DE FOOD SERVICE: ANÁLISE DA LITERATURA E PROPOSIÇÃO DE UMA AGENDA DE PESQUISA
     
     


Autor(es):
Virgínia Rodrigues de Freitas, Bianca
Shigaki, Helena Belintani


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022

Palavras-chave:
Food Service; Experiência do cliente; Satisfação e lealdade; Experiência memorável; Marketing de destino


Resumo: O objetivo do estudo foi a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura visando a compreensão do conteúdo, os resultados e as teorias abarcadas na literatura, bem como as oportunidades de desenvolvimento de trabalhos futuros sobre marketing de experiência no setor de Food Service. A partir da definição de palavras-chave foi realizada uma pesquisa na base de dados da Scopus que retornou 1.955 artigos. Após a utilização de critérios de inclusão e exclusão, chegou-se a 72 estudos que foram lidos e analisados na íntegra por meio da técnica de análise de conteúdo. Dessa análise, foram identificadas quatro temáticas: comportamento do consumidor, satisfação e lealdade, experiência memorável e compartilhável, e turismo e marketing de destino. Os dados mostram que a área do marketing onde são desenvolvidos mais estudos é em satisfação e lealdade, correspondendo a quase 32% das pesquisas, enquanto as demais áreas, mostram um comportamento similar, em termos de número de estudos. Ainda, o tema de pesquisa que mais tem se desenvolvido nos últimos dois anos é turismo e mídias sociais. Na sequência foi formulada uma agenda de pesquisa a partir dos 40 periódicos identificados nesse estudo e das indicações de trabalhos futuros citados nos artigos mais recentes. Com isso, foi possível inferir que o setor de food service será alvo de diversos estudos nos próximos anos devido a relevância do setor para a economia, e o tema experiência tem sido um dos temas em destaque no marketing por estar alinhado com as aspirações e necessidades dos consumidores contemporâneos.