Publicações de Turismo
Nova busca:        


Vamos!!! Os fatores indutores da torcida por um tenista pelos torcedores-consumidores
 
     Vamos!!! Os fatores indutores da torcida por um tenista pelos torcedores-consumidores
     C’mon!!! The inducing factors of the supporting act of tennis players by fans-consumers
     ¡¡¡Vamos!!! Los factores que inducen la afición por un tenista por los aficionados-consumidores


Autor(es):
Soares, Fabiana
Santana, Elcio


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022

Palavras-chave:
comportamento do consumidor; consumidor esportivo; torcida; tênis; jogo de tênis


Resumo: Os objetivos deste trabalho foram identificar elementos que induzem o indivíduo a torcer por um tenista profissional, verificar a regularidade da torcida do indivíduo por um tenista profissional e identificar se a torcida por um tenista profissional é dedicada a um único indivíduo ou se ela é múltipla. Entender o comportamento do torcedor perante o tenista pode levar ao entendimento de caminhos mais certeiros a serem seguidos pelos gestores envolvidos no esporte, o qual tem o torcedor como o consumidor das diversas facetas de seu produto. Para a coleta de dados foram realizadas 15 entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado. Os entrevistados foram homens, residentes na cidade de Uberlândia-MG, que se autodeclaravam torcedores de algum tenista. Como resultado, constatou-se que os elementos que induzem à torcida são o estilo de jogo, a personalidade, e a carreira do jogador. Há um comportamento prevalecente de manutenção de torcida; contudo, exceções foram notadas. A unicidade de torcida se observa mais recorrentemente, mas nota-se também o comportamento de torcida por múltiplos tenistas, ao mesmo tempo.