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Comunicação Digital e Inbound Marketing: estratégias aplicadas ao setor do turismo em Portugal
 
     Comunicação Digital e Inbound Marketing: estratégias aplicadas ao setor do turismo em Portugal
     Digital Communication and Inbound Marketing: strategies applied to the tourism sector in Portugal
     Comunicación digital y Inbound Marketing: estrategias aplicadas al sector turístico en Portugal


Autor(es):
Silveira, Patrícia
Pinto, Joana


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 7 n. 1 (2022): vol.7, n. 1, 2022

Palavras-chave:
Comunicação digital; inbound marketing; marketing de contéudos


Resumo: A explosão de opções de produtos e de canais digitais, juntamente com o aparecimento de um consumidor exigente e informado, têm revelado implicações no processo de compra e no marketing. Crescentemente, o consumidor assume o controlo do processo e procura ativamente as informações que considera úteis (Court et al., 2009). O novo paradigma é intitulado de inbound marketing. Neste contexto, as marcas sentem a importância de integrar a voz do consumidor numa comunicação bilateral valorizada pelas estratégias de inbound marketing. Porém, o tema é ainda recente e academicamente pouco explorado. Daí, surge como objetivo o estudo da aplicação de estratégias de inbound marketing, suportado pela questão de partida: Quais são os pontos-chave na implementação de estratégias de inbound marketing pelo Operador Turístico S (Optou-se por esta designação, para proteger a identidade do Operador em causa)? Para esse efeito, procurámos explorar e cruzar os temas “marketing de conteúdos” e “marketing dos media sociais” (estratégias aplicadas pela empresa) na tradução de indicadores de sucesso para o inbound marketing. Optou-se por uma metodologia qualitativa, com recurso à análise de conteúdo de entrevistas e de pesquisa documental. Este estudo evidencia a importância da incorporação do marketing de conteúdos nas estratégias de inbound marketing das empresas. Sendo o objetivo do inbound marketing atrair o consumidor, é fundamental despertar, neste, o interesse de procurar pelo Operador S e a construção de atitudes positivas. Para reforçar isso, o Operador S oferece um storytelling valioso para o consumidor, aliado a uma componente emocional. O processo envolve o investimento em conversas contínuas que incentivam o engagement, possível através de meios de natureza participativa e colaborativa, o que é o caso das redes sociais. A acessibilidade das ferramentas deste meio permite a partilha de conteúdo não invasivo, deixando o poder, no consumidor, de decidir em que circunstâncias procura pela marca.