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Turismo pedagógico em salina de Macau (RN) como estratégia para Educação Ambiental
 
     Turismo pedagógico em salina de Macau (RN) como estratégia para Educação Ambiental
     Pedagogical tourism in salt works from Macau (RN, Brazil) as a strategy for Environmental Education
     


Autor(es):
Moreira, Sueli Aparecida
Targino-Dutra, Camila Kayssa
Cunha, Silvania Melo da
Araújo, Wouder Max Azevedo de
Bridi, Guilherme


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 15 n. 4 (2022): agosto-outubro/2022

Palavras-chave:
Turismo Sustentável; Turismo Costeiro; Ecossistema Manguezal; Excursão Escolar


Resumo: O Turismo Pedagógico para educação turística poderá atuar como estratégia facilitadora para conscientização ambiental durante a atividade escolar. A visita permite contextualizar o conteúdo teórico, através de experiências de contato e de observação direta dos fenômenos e práticas na natureza do entorno do ambiente de produção artesanal do sal. Nesse sentido, elaborou-se estudo qualitativo de observação participante no município de Macau (RN), com o objetivo de instrumentalizar o turismo pedagógico. A produção das salinas do Polo Costa Branca (RN) é responsável por mais de 90% da produção de sal do país. As paisagens das salinas potiguares têm peculiaridades interdisciplinares que as tornam adequadas para excursão escolar. A paisagem fascinante da área costeira onde estão as salinas corresponde ao ecossistema manguezal com espécies arbóreas que toleram água salobra. A prática do Turismo Pedagógico no interior das salinas poderá atuar como uma estratégia de conscientização de visitantes sobre a preservação dos manguezais. A produção associada ao turismo pode ser estimulada através da comercialização de souvenires para incorporar identidade ou marca ao sal e ao artesanato local para geração de renda à comunidade. Conclui-se que o turismo nas salinas alinha-se ao desenvolvimento regional sustentável.