Publicações de Turismo
Nova busca:        


Avaliação da capacidade de suporte da visitação na Praia do Itacuruçá/Pereirinha - Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP)
 
     Avaliação da capacidade de suporte da visitação na Praia do Itacuruçá/Pereirinha - Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP)
     Assessment of the support capacity of visitation at Itacuruçá/Pereirinha Beach - Cardoso Island State Park (SP, Brazil)
     


Autor(es):
Campolim, Marcos Bührer
Nascimento, Edison Rodrigues do
Coutinho, Emily Toledo
Faria, Luiz Carlos de


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 15 n. 2 (2022): maio-julho/2022

Palavras-chave:
Unidade de Conservação; Número Balizador da Visitação; Monitoramento de Visitação; Indicadores Socioambientai


Resumo: As atividades de ecoturismo em Unidades de Conservação (UC) brasileiras devem ser realizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e outras normas pertinentes.  Em relação a visitação pública, é recomendável que ela conte com participação das comunidades locais. Na praia do Pereirinha/Itacuruçá, do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) localizado em Cananéia, SP, foi estabelecido um Plano de Ação com base em indicadores pré-estabelecidos, com o objetivo de monitoramento e controle da visitação.  O objetivo deste estudo é apresentar o processo de planejamento e implementação e seus resultados preliminares. A avaliação do monitoramento foi realizada com base na percepção de gestores do PEIC, de monitores ambientais autônomos e da comunidade tradicional, captadas por meio de questionários estruturados. Durante o planejamento foram estabelecidos doze indicadores de monitoramento em três categorias: (i) visitação em praia; (ii) setor náutico e (iii) percepção dos segmentos quanto ao Número Balizador da Visitação (NBV). A partir dos resultados dos indicadores foi elaborado um Plano de Ação de monitoramento e controle da visitação na praia, adotando-se os seguintes mecanismos: (i) orientação aos visitantes na praia; (ii) registro de embarcações e visitantes na praia; e (iii) capacidade máxima atingida. Este trabalho conclui que o número de visitação diária da Praia do Itacuruçá/Pereirinha apresenta-se eficiente, de acordo com as condições atuais operacionais do PEIC, tendo uma percepção positiva pela maioria dos entrevistados. O número de visitação diária poder-se-ia ser atualizado desde que se concretize a organização do setor náutico e/ou das áreas emissivas de visitantes no município de Cananéia, SP. Salienta-se, todavia, que tal organização deve ser realizada a partir de informações técnicas e/ou científicas que embasem a melhoria da qualidade ambiental e a satisfação dos visitantes e dos segmentos receptivos locais (comunidade tradicional local e monitores ambientais) e setor de turismo náutico.