Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua
 
     Turismo e comunicação-trama: reflexões a partir do Festival Brasileiro de Música de Rua
     
     


Autor(es):
Biazus, Natalia
Baptista, Maria Luiza Cardinale


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XII, NO. 1 (2018); 86 - 105

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Comunicação; Subjetividade; Caxias do Sul; Festival Brasileiro de Música de Rua.


Resumo: O presente artigo discute a relação do Turismo e Comunicação, a partir do conceito de Comunicação-trama, tendo como platô investigativo, o que corresponde ao objetivo empírico, o Festival Brasileiro de Música de Rua. Traz resultados parciais de estudos em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em XXX, da Universidade XXX, vinculado ao grupo de estudos XXX. O referencial teórico é transdisciplinar, envolvendo estudos do Turismo e da Comunicação, alinhados com pressupostos da ciência contemporânea. Em termos metodológicos, o texto foi produzido com base na estratégia denominada como Cartografia dos Saberes, com ênfase no relato de três cenas vivenciadas durante o Festival Brasileiro de Música de Rua. Em termos operacionais, as cenas envolveram entrevista, observação participante e análise de texto jornalístico em associação a levantamento bibliográfico. Percebe-se, a partir das três cenas e do referencial teórico trabalhado que o Festival Brasileiro de Música de Rua traz sinalizadores com relação às características de Caxias do Sul como destino turístico, e aos modos de produções de um evento artístico-cultural que desafiam padrões e modelos pré existentes. Além disso, fica evidente a forte conexão do Turismo e a Comunicação em sua dimensão de trama complexa.