Publicações de Turismo
Nova busca:        


GASTRONOMIA PORTUGUESA E MÍDIA EM GOIÁS: restaurantes de Goiânia, Caldas Novas e Pirenópolis
 
     GASTRONOMIA PORTUGUESA E MÍDIA EM GOIÁS: restaurantes de Goiânia, Caldas Novas e Pirenópolis
     PORTUGUESE GASTRONOMY AND MEDIA IN GOIÁS: restaurants in Goiânia, Caldas Novas and Pirenópolis
     


Autor(es):
Santos, Jean Carlos Vieira


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v.4, n. 9, jan./jun. 2022; 130-145

Palavras-chave:
mídias sociais; informações; turismo gastronômico; espaço


Resumo: Este estudo objetiva conhecer a presença da gastronomia portuguesa em cidades do estado de Goiás, Brasil, a partir da mídia eletrônica goiana. O percurso metodológico de análise é permeado pela mídia que modifica a forma como as pessoas se relacionam, aprendem e compram. Nesse sentido, a pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e, para obter os resultados apresentados, houve o acesso a documentos eletrônicos, o que inclui textos on-line de jornais, páginas de entretenimento e Facebook. A coleta de dados teve duração de duas semanas, enquanto o critério de escolha dos materiais de divulgação da gastronomia portuguesa em Goiás refere-se às datas, em que foram consideradas sete publicações postadas de 2017 a 2020. Dentre os resultados apresentados pela análise, evidenciaram-se a simbologia e o imaginário de que tais territórios fazem parte de Portugal no cerrado e representam uma oportunidade significativa para consumidores que incorporam a cultura lusitana e de outros países ao seu estilo de vida.