Publicações de Turismo
Nova busca:        


METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TURISMO: UMA ANÁLISE EM ESTUDOS DA ANPTUR DE 2017 A 2020
 
     METODOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TURISMO: UMA ANÁLISE EM ESTUDOS DA ANPTUR DE 2017 A 2020
     
     


Autor(es):
Claudino, Adson de Lima
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Araújo, José Mateus Silva de
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)


Periódico: Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo

Fonte: Revista eletrônica Ciências da Administração e Turismo; v. 10, n. 1 (2022); 1-19

Palavras-chave:
;


Resumo: Metodologias de ensino compreendem técnicas adotadas por docentes para tornar o processo de ensino mais didático e dinamizar a aprendizagem, estimulando a participação dos discentes na construção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi identificar quais são as estratégias de ensino presentes nos trabalhos sobre metodologias de ensino apresentados no Seminário da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) de 2017 a 2020. Para fins metodológicos, o estudo é classificado como bibliográfico e qualitativo com tipologia descritivo-exploratória. Para a coleta de dados houve um recorte dos estudos publicados nos anais dos eventos da ANPTUR entre 2017 e 2020 que versavam sobre metodologia e/ou ensino, foram encontrados 942 trabalhos publicados nos anais dos eventos no intervalo supracitado, 26 foram analisados, porém 14 estudos foram validados para essa pesquisa, empregando-se a análise de conteúdo. Os resultados apresentam que os estudos relacionados à metodologia de ensino possuem as seguintes variáveis: hospitalidade, trabalho, hotelaria, ensino remoto e formação. Ademais, identificou-se estratégias de formação continuada e estratégias práticas de ensino. Conclui-se que há uma influência significativa do lúdico e da didática como ferramentas de aprendizagem e infere-se que esses aspectos metodológicos contribuem para nos resultados cognitivos dos alunos.