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Reputação online em festivais: um estudo sobre a perceção de qualidade dos serviços da Oktoberfest Blumenau
 
     Reputação online em festivais: um estudo sobre a perceção de qualidade dos serviços da Oktoberfest Blumenau
     
     


Autor(es):
Amorim, Tainá Zutter
Quadros, Cynthia Morgana Boos
Limberger, Pablo Flôres
Pereira, Tércio


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.19 - 2022; 30-55

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Reputação Online; Festivais; Oktoberfest Blumenau; Qualidade Percebida; Serviços.


Resumo: Os festivais são um exemplo do que é influenciado diretamente pela reputação online. A Oktoberfest de Blumenau (SC) possui uma reputação online formada por milhares de avaliações de turistas, o que pode ser decisivo para que os próximos turistas a frequentem. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar a reputação online em festivais, com foco na Oktoberfest Blumenau. A metodologia deste trabalho é de cunho exploratório e descritivo. A primeira etapa foi qualitativa, sendo categorizada e interpretada a partir das dimensões propostas pela escala SERVQUAL. Posteriormente uma análise quantitativa da as ocorrências de comentários online. As informações foram obtidas nas plataformas online TripAdvisor e Facebook no ano de 2019. Os resultados apontam que a maioria dos comentários sobre a festa é referente a experiência de conhecer e desfrutar da cultura alemã em uma estrutura adequada, o que proporciona além de uma ótima gastronomia variada, muita diversão. Fica evidente que, mesmo com comentários negativos, no geral a reputação online é positiva o que influencia a vinda de novos visitantes.