Publicações de Turismo
Nova busca:        


A atuação da iniciativa privada do turismo brasileiro, no âmbito do Mercosul, nas perspectivas da diplomacia e da cooperação técnica internacional
 
     A atuação da iniciativa privada do turismo brasileiro, no âmbito do Mercosul, nas perspectivas da diplomacia e da cooperação técnica internacional
     The performance of the private initiative of the brazilian tourism, in the framework of Mercosur, on the perspectives of diplomacy and international technical cooperation
     El desempeño de la iniciativa privada de turismo brasileño, en el marco del Mercosur, en las perspectivas de la diplomacia y la cooperación técnica internacional


Autor(es):
Tomazzoni, Edegar Luis
de Sena Abrahão, Cinthia Maria
Santos Lumertz, Juliane


Periódico: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review

Fonte: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review; v. 11, n. 2 (2022): maio/ago.; 353-380

Palavras-chave:
Turismo; Diplomacia; Atores internacionais; Cooperação técnica; Mercosul.;


Resumo: ResumoO objetivo do estudo: O objetivo do artigo é analisar o entendimento dos atores da iniciativa privada do turismo brasileiro sobre a inserção e a promoção do Brasil no mercado turístico internacional, especialmente, do Mercosul, considerando os quadros conjunturais de 2016 e 2021, com base nas perspectivas da diplomacia e da cooperação técnica internacional.Metodologia/abordagem: Os procedimentos da pesquisa abrangeram coleta de dados em fontes secundárias e entrevistas semiestruturadas com gestores de entidades privadas representativas do turismo brasileiro (ABEAR, ABRACORP, FOHB e CNTUR). As entrevistas foram realizadas em dois períodos, no ano de 2016 e no ano de 2021.Originalidade/Relevância: Apesar de sua expressividade econômica, social e cultural, no campo das relações internacionais e do Mercosul, as atuações e as visões dos atores privados, ou corporativos, do turismo brasileiro, ainda não são suficientemente reconhecidas no campo da pesquisa acadêmica. Principais resultados: Confirma-se a importância da atuação das entidades empresariais do turismo brasileiro, mas verificam-se limitações na sua atuação, tanto no que se refere a realizações de acordos cooperativos quanto nas parcerias público-privadas, mesmo nas relações com a Argentina, o maior emissor de turistas estrangeiros ao país, antes da pandemia de Covid-19. Adicionalmente, frente ao cenário da crise pandêmica, observou-se a preocupação dos atores em relação à conjuntura adversa, que impacta, sobremaneira, as atividades turísticas, sobretudo, as internacionais, mas, também, em relação à ausência de coordenação central por parte do governo brasileiro, o que aponta para um cenário ainda mais difícil de recuperação dos fluxos de turistas e de investidores.Contribuições teórico-metodológicas: Fundamentado nas revisões conceituais de diplomacia corporativa, paradiplomacia e cooperação técnica internacional, o artigo proporciona reflexões sobre os fatores que justificam a maior inserção e o reconhecimento da atuação e das visões dos gestores privados do turismo brasileiro, no âmbito internacional, especialmente, no Mercosul. Além de contribuir para a contextualização do turismo nas relações internacionais, o artigo proporciona subsídios para as políticas públicas e o desenvolvimento do setor, em âmbito regional.