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A mercantilização do território no municipio de Huamantla, Tlaxcala, México
 
     A mercantilização do território no municipio de Huamantla, Tlaxcala, México
     Commodification of Huamantla county ´s territory, Tlaxcala, Mexico
     La mercantilización del territorio en el municipio de Huamantla, Tlaxcala, México


Autor(es):
Cabrera, Luis Ricardo
Palacio-Aponte, Alvaro Gerardo
Vazquez Solís, Valente


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 2 n. 2 (2022): ; 022

Palavras-chave:
mercantilização do território; Tlaxcala; Cidades mágicas; setor industrial; turismo


Resumo: O turismo no México é um setor económico consolidado, porém para o estado de Tlaxcala é considerado uma atividade económica emergente. A pesar disso, o estado oferece uma ampla variedade de atrativos turísticos como a exhacienda premier de San Francisco Soltepec, o Santuáriode las Luciernas , a vila estilo toscana de Val’Quirico, além dos Pueblos Mágicos de Tlaxco e Huamantla. Este artigo explica o processo de mercantilização do município de Huamantla com a finalidade de aderir ao circuito do mercado turístico nacional. Para este propósito, foram extraidos indicadores territoriais dos anos 2015 e 2021, relacionados com a reconversão do capital, agentes com maior capacidade de investimento e mudanças, tanto nas atividades econômicas quanto na paisagem rural, a fim de contrastar e demonstrar a velocidade desse processo. Os resultados encontrados indicaram que, embora Huamantla se inclinasse para um perfil turístico após sua nomeação como Pueblo Mágico em 2007, o município consolidou a mercantilização do território graças ao impulso econômico gerado pelo setor industrial anos depois. Desta forma, a instalação da automobilistica/automotriz Audi e os parques industriais a partir de 2016, também foram levados em consideração para o estudo de caso.