Publicações de Turismo
Nova busca:        


“O museu vai às escolas”: possibilidades de apropriação e promoção do patrimônio cultural do Seridó potiguar
 
     “O museu vai às escolas”: possibilidades de apropriação e promoção do patrimônio cultural do Seridó potiguar
     
     


Autor(es):
Silva, Eduardo Cristiano Hass da


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 22, n. 2 (2022); 54-68

Palavras-chave:
Patrimônio histórico e cultural; Turismo Cultural; Seridó Potiguar


Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar parte dos resultados do projeto “O museu vai às escolas” – roteiros histórico-culturais para a preservação e promoção da memória seridoense. Metodologicamente, foram mobilizadas a revisão de literatura, a análise documental histórica e a educação patrimonial, bem como a análise da produção de um livro digital interativo e a realização de um curso de extensão. Considerando o caráter interdisciplinar do projeto analisado, o presente estudo recorre a um escopo de leitura amplo, articulando Turismo Cultural, História, Museologia e Educação, a partir de um conjunto de conceitos, sendo eles patrimônio histórico e cultural, Turismo Cultural, roteiro histórico cultural e museus. Os resultados demonstram diferentes possibilidades de apropriação do patrimônio cultural, especialmente do Seridó potiguar, seja na esfera da Educação ou do Turismo.