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Discussão teórica sobre os conceitos de sustentabilidade no enoturismo através do bibliometrix
 
     Discussão teórica sobre os conceitos de sustentabilidade no enoturismo através do bibliometrix
     Theoretical discussion about the concepts of sustainability in wine tourism with the bibliometrix
     Discusión teórica sobre los conceptos de sostenibilidad em el enoturismo a través de la bibliometrix


Autor(es):
Trindade, Jaiany Rocha
Maracajá, Kettrin Farias Bem
Cicciú, Bruno
Lucena Filho, Rômulo Benício
Valduga, Vander


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 16 (2022); 2644

Palavras-chave:
Sustentabilidade; Enoturismo; Bibliometrix; Turismo


Resumo: A sustentabilidade tem papel fundamental no turismo pois está presente nos fatores ambientais, econômicos e sociais, com destaque ao crescimento do turismo em vinícolas focado na preservação/conservação. A questão central da pesquisa é: qual é a realidade dos estudos científicos sobre e no turismo e sustentabilidade? Como objetivo, o trabalho visa analisar as pesquisas científicas que abordaram a temática do enoturismo e sustentabilidade. A metodologia é composta por um ensaio teórico qualitativo e descritivo feito por meio de pesquisa bibliográfica, com levantamento da produção científica disponível nas bases “WoS” e “Scopus”. A opção pelo termo de busca utilizado foram as palavras-chave 'wine tourism' and 'sustainability'. Os resultados sugerem que as pesquisas sobre a sustentabilidade na cadeia do enoturismo estão crescendo com percepções emergentes e mostram uma concentração geográfica da pesquisa em alguns países como França, Estados Unidos e Brasil. Os consumidores estão se tornando mais sensibilizados sobre as consequências ambientais de suas escolhas, com uma maior atenção às questões sustentáveis na compra de produtos. Conclui-se que ainda existem poucos estudos direcionados para a sustentabilidade no enoturismo e que expliquem como a implantação de práticas de sustentabilidade contribui para o aumento da competitividade de empresas do setor vitivinícola.