Publicações de Turismo
Nova busca:        


Epistemologia do turismo: reflexões e aproximações no campo científico
 
     Epistemologia do turismo: reflexões e aproximações no campo científico
     
     


Autor(es):
de Queiroz Barbosa, José William
Araújo, Mayanne Fabíola Silva
Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 10 n. 3 (2022)

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo se propõe a apresentar uma revisão sistemática das produções acadêmicas voltadas ao aspecto científico e epistemológico do turismo. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa com aporte da revisão sistemática da literatura. A coleta de dados se deu por meio das plataformas 'Publicações de Turismo' e 'SciELO', utilizando o procedimento ProKnow-C. A amostra final da pesquisa foi de 26 artigos sobre o tema discutido, que foram tratados com auxílio da análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir de categorias analíticas pré-estabelecidas. Como principais resultados, percebeu-se que, no viés epistemológico do turismo, há uma estreita relação com a criticidade, ou seja, examinar as bases epistemológicas e a realidade do turismo de forma crítica e questionadora, além de utilizá-la para realizar pesquisas mais sólidas. No tocante à cientificidade do turismo, alguns autores também mencionam o aspecto crítico e notou-se uma preocupação em tornar os estudos na área favoráveis à sociedade como um todo, ultrapassando as barreiras dos muros da universidade. O turismo é um campo de estudo relativamente novo, com bases científicas em processo de consolidação. Entretanto, as análises demonstraram que os pesquisadores estão em busca do desenvolvimento de pesquisas sobre o caráter epistemológico e científico da área há mais de 15 anos. Este estudo traz contribuições à comunidade acadêmica do turismo ao apresentar um panorama das pesquisas relacionadas ao tema discutido, o que pode auxiliar na continuidade de investigações visando aproximar-se da criação de teorias e metodologias próprias do turismo.