Publicações de Turismo
Nova busca:        


'Tem Vez que a gente não consegue nem andar': Uma análise sobre a Qualidade de Vida no Trabalho das camareiras de hotel
 
     'Tem Vez que a gente não consegue nem andar': Uma análise sobre a Qualidade de Vida no Trabalho das camareiras de hotel
     
     


Autor(es):
Zyrianoff, Gabriela
Panosso Netto, Alexandre


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 10 n. 3 (2022)

Palavras-chave:


Resumo: A hotelaria possui expressiva representatividade econômica no Brasil e em São Paulo, por outro lado, suas relações de trabalho permanecem precarizadas. Com as medidas para redução de custos adotadas devido ao aumento da competitividade, tais relações se tornaram mais fragilizadas e precárias, principalmente para os trabalhadores de base, que são fundamentais para o funcionamento do setor. Sendo assim, busca-se definir e analisar a Qualidade de Vida no Trabalho das camareiras de hotel. O recorte da pesquisa são os hotéis upscale em São Paulo. Para isso, estabeleceram-se quais fatores deveriam ser considerados na análise da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e, para tanto, analisaram-se suas principais definições e modelos. Em seguida, investigaram-se os fatores de QVT pela perspectiva das camareiras de hotel. Como metodologia, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas em profundidade com as camareiras de cinco hotéis de luxo (ou upscale) de São Paulo. Paralelamente, aplicou-se o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). O tratamento dos dados deu-se por meio da Análise do Discurso. Chegou-se à conclusão de que diversos fatores da QVT das camareiras de hotéis de luxo foram considerados críticos ou graves. Entre eles, estão a organização do trabalho, os custos cognitivo e físico do trabalho, o esgotamento profissional, a falta de reconhecimento e os danos físicos da rotina laboral. Apresentaram-se os fatores necessários para melhorar as relações de trabalho na hotelaria, a saber: o fortalecimento dos sindicatos, a fiscalização dos hoteleiros, a sensibilização das camareiras sobre a importância de sua função na área hoteleira, a conscientização dos empreendimentos turísticos sobre a QVT, a influência da QVT sobre o desempenho dos hotéis, a criação de leis trabalhistas justas e sua fiscalização.