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A relação entre as geotags e a visitação em áreas naturais: : estudo do atrativo Pedra Grande (PR)
 
     A relação entre as geotags e a visitação em áreas naturais: : estudo do atrativo Pedra Grande (PR)
     
     


Autor(es):
de Meira Albach, Valéria
Cardozo Moreira, Jasmine
Baptista, Leandro
Faria dos Santos, Emerson


Periódico: Revista de Turismo Contemporâneo

Fonte: Revista de Turismo Contemporâneo; v. 10 n. 3 (2022)

Palavras-chave:


Resumo: Esta abordagem parte de observação da movimentação de pessoas buscando espaços ao ar livre para recreação na pandemia da covid-19, em 2020, e suas postagens em redes sociais acompanhadas de geotags. O objetivo geral do artigo foi considerar o uso de geotags na visitação de áreas naturais protegidas durante a pandemia. Os objetivos específicos englobaram identificar a utilização das geotags em redes sociais nos estudos de turismo e as postagens no Instagram com a geotag “Pedra Grande, Ponta Grossa-Pr”, realizadas entre 2016 e 2020. O objeto de estudo está localizado no distrito de Itaiacoca, Ponta Grossa-PR, vizinho ao Parque Nacional dos Campos Gerais. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo partindo da observação assistemática para realizar revisão bibliográfica sistemática sobre geotags e turismo. Utiliza-se dos bancos de dados científicos Scopus e Web of Science, além de pesquisa no Instagram. Foram encontradas 758 menções da geotag com aumento expressivo em 2020. Ao realizar-se uma verificação mensal referente ao ano de 2020, percebeu-se a concentração de postagens entre julho e setembro, período que houve divulgação massiva. No entanto, moradores da comunidade denunciaram mau comportamento dos visitantes. Não é possível afirmar que o interesse pela Pedra Grande se deu por causa da pandemia, mas que as postagens geo-etiquetadas contribuíram para a visibilidade do local. Constata-se que as geotags em redes sociais são bons indicadores para se caracterizar a movimentação turística, podendo subsidiar ações de planejamento turístico com dados confiáveis e de baixo custo.