Fonte: Ateliê do Turismo; v. 6 n. 2 (2022): Julho - Dezembro; 187-205
Palavras-chave:
História da Hotelaria; Almanaques; Anúncios; Pelotas
Resumo: As pesquisas sobre a história da hotelaria pelotense têm se desenvolvido a partir de múltiplas fontes, possibilitando, igualmente, a compreensão da própria história de Pelotas. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar e catalogar os anúncios presentes nas edições do Almanach de Pelotas dos anos de 1913 a 1935 que se referem aos hotéis. Dessa forma, organizou-se em tabela os hotéis que se fizeram presentes nas edições do almanaque e quantas vezes esses utilizaram os anúncios para se promoverem, constatando-se a ocorrência de 7 hotéis. A partir disso, realizou-se uma análise sobre as características dos anúncios, constatando similaridades nos utilizados por hotéis maiores, como a presença de imagens e composição de página inteira; já os menores apresentando reclames menores. Em razão disso, é possível concluir que o uso de anúncios em almanaques por muito tempo funcionou enquanto uma importante forma de promoção dos hotéis pelotenses e também da cidade de Pelotas, que se queria moderna.