Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS EM SÃO PAULO: A RELAÇÃO ENTRE A INFRAESTRUTURA URBANA E TURÍSTICA DA CIDADE-SEDE DO EVENTO E A PROMOÇÃO DA VISIBILIDADE DOS NEGÓCIOS: BUSINESS TOURISM AND EVENTS IN SÃO PAULO: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE EVENTS HOST CITY´S URBAN AND TOURIST INFRASTRUCTURE AND THE PROMOTION OF BUSINESS VISIBILITY
 
     
     TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS EM SÃO PAULO: A RELAÇÃO ENTRE A INFRAESTRUTURA URBANA E TURÍSTICA DA CIDADE-SEDE DO EVENTO E A PROMOÇÃO DA VISIBILIDADE DOS NEGÓCIOS: BUSINESS TOURISM AND EVENTS IN SÃO PAULO: THE RELATIONSHIP BETWEEN THE EVENTS HOST CITY´S URBAN AND TOURIST INFRASTRUCTURE AND THE PROMOTION OF BUSINESS VISIBILITY
     


Autor(es):
Aline Correia de Sousa Colantuono


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 11 No. 2 (2022): RTEP (v. 11, n. 2, 2022)

Palavras-chave:


Resumo: RESUMO: Os eventos são acontecimentos programados no espaço e no tempo, cuja abrangência pode ser local até internacional. Para promovê-los, requerem-se das localidades uma infraestrutura urbana e turística, suficientemente adequada, em termos de acessibilidade, acomodação, estruturas de compras, cultura e lazer, empresas de eventos e centros de negócios. Assim, o objetivo deste artigo é verificar em qual tipo de cidade-sede os expositores acreditam que o evento terá mais visibilidade para os negócios de seus clientes. Utilizou-se o método indutivo, ao se observar casos particulares para se chegar em uma proposta mais geral. Também se realizou pesquisa bibliográfica e documental, o que contribuiu para a compreensão do objeto de pesquisa. Outras técnicas usadas foram as entrevistas com dois gestores de associações de eventos e a aplicação de 58 questionários para os associados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), dos quais, 16 foram respondidos. Constatou-se que 81,3% dos investigados realizam mais eventos em cidades metropolitanas, pois eles consideram que os eventos requerem cidades com melhor infraestrutura turística para atender o público. Este artigo contribui para o entendimento da escolha da cidade que vai sediar o evento, bem como da zona de influência da cidade para propiciar mais visibilidade ao evento promovido pelos expositores. Palavras-chave: Turismo de Negócios e Eventos. Zona de Influência Urbana. Cidades Metropolitanas. Infraestrutura Urbana e de Turismo.   ABSTRACT: Events are programmed in space and time, whose scope can be local to international. To promote them, localities require an urban and tourist infrastructure, adequate in terms of accessibility, accommodation, shopping facilities, culture and leisure, event companies and business centers. Thus, the purpose of this article is to verify in which type of host city the exhibitors believe that the event will have more visibility for their clients' businesses. The inductive method was used, when observing cases to arrive at a more general proposal. Bibliographic and documental research was also carried out, which contributed to the understanding of the research object. Other techniques used were interviews with two managers of event associations and the application of 58 questionnaires to members of ABEOC and UBRAFE, of which 16 were answered. It was found that 81.3% of those surveyed hold more events in metropolitan cities, as they consider that events require cities with better tourist infrastructure to serve the public. This article contributes to the understanding of the choice of the city that will host the event, as well as the city's zone of influence to provide more visibility to the event promoted by the exhibitors. Keywords: Business and Events Tourism. Urban Influence Zone. Metropolitan Cities. Urban and Tourism Infrastructure.