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Quem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticos
 
     Quem conta um conto aumenta um ponto? Uma revisão do uso do storytelling por empresas e destinos turísticos
     Who tells a tale adds a tail? A review on the use of storytelling by tourism businesses and destinations
     ¿Quién cuenta un cuento aumenta un punto? Una revisión del uso del storytelling por empresas y destinos turísticos


Autor(es):
Barbosa, José William de Queiroz
Souza, Anderson Gomes de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 32 n. 3 (2021): Setembro-Dezembro; 594-617

Palavras-chave:
Storytelling; Narrativas; Significados coletivos; Turismo


Resumo: A contação de histórias faz parte do processo de construção de significados coletivos e da identidade dos indivíduos. Em Por que estudar narrativas, Motta afirma que é a partir delas que os sujeitos se expressam, se apresentam e produzem significados no mundo. O storytelling tem como premissa a construção de narrativas para a criação de vínculos afetivos entre indivíduos, histórias e personagens, aumentando a capacidade deles em atribuir sentido e assimilar mensagens. Segundo Mossberg, em Storytelling and destination development, no turismo, o storytelling é usado como estratégia para maximizar a experiência do turista. O objetivo desta investigação é analisar os diferentes usos da técnica do storytelling pelos empreendimentos e destinos turísticos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e bibliográfica, segundo a análise categorial de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que o storytelling é cada vez mais adotado pelas empresas e pelos destinos turísticos que buscam se destacar no mercado. Os dados indicaram que a aplicação do storytelling foi positiva, sobretudo na atração de clientes, tanto no âmbito privado quanto no público.